Neste primeiro post, gostaria de abordar um pouco sobre o que me levou a criar outro blog nessa plataforma, mesmo quando vivemos em uma era digital onde "não se lê mais blog". Há alguns anos eu costumava escrever em um blog chamado "Tons em Pastel" e eu deveria ter entre dezessete e dezenove anos, obviamente, desde a minha escrita quanto o conteúdo do blog era deveras diferente ao que me identifico hoje em dia. Era um blog caldeirão-de-bruxa de assuntos: edição, dicas de escrita, goodies, HTML, reflexões pessoais, Amor Doce, Photoshop, cuidados com cabelo, minha jornada nos primeiros anos da transição de gênero, etc. Era realmente um ambiente indefinido. Já por aqui, resolvi ser mais prosaica. Irei abordar principalmente sobre literatura, algumas resenhas comentadas dos livros que li ultimamente e o que acredito que seja válido refletir a respeito. Mas o escopo deste blog também incluirá temas pessoais, como beleza e conversinhas íntimas — mas nada de edição ou joguinhos de novo. E eu realmente consigo pensar em muitos temas bacanas pra trazer aqui, só deixo frisado desde então que eu: trabalho, estudo, tenho dois gatos, logo a frequência das postagens não terão um ritmo definido, embora eu vá me esforçar para escrever aqui sempre que tenha um tempinho e vontade.
Sobre o título do post, eu também gostaria de trazer essa questão dos blogs em 2025; era do Tiktok e vídeos curtos, é um fato que os blogs não são mais populares desde o fim de 2010, e que infelizmente, como podemos observar através de estatísticas, a média de leitores no Brasil tem decaído cada vez mais, e chegamos em um ponto em que um brasileiro lê em média um livro por ano, o que é pouquíssimo e não impacta apenas no mercado editorial brasileiro mas também em como cada vez mais nossa população perde o hábito da leitura como um todo. Isso diz bastante também sobre o avanço da tecnologia e o capitalismo, mas não é bem esse o ponto que quero tratar aqui. A questão é que acho importante espaços como este, a blogosfera, onde podemos criar nosso próprio espaço de comunicação, e independente do tema a ser apresentado, o código utilizado é a palavra, a escrita! Ler é fortalecer o cérebro, enriquecer a alma, uma prática que sempre deve ser perpetuada e incentivada. Se tens uma criança, incentive-a a ler, se tens um namorado ou namorada, dê um livro de presente; se tens um melhor amigo, combinem de fazer uma leitura simultânea — é muito gostosinho!
Em suma, este blog, além de um espaço pessoal, é um "viva" ao ato de ler e escrever, e produzir conteúdo voltado a área da escrita.
Oi Ayla! Eu tô apaixonada pela estética do seu blog! Posso dizer que sou a primeira seguidora \õ/ e talvez tenha frequentado o seu primeiro blog em busca de ajuda com HTML. Eu comecei nesse rolê de blog faz um tempão, mas o meu bloguinho atual surgiu em 2015 (o que por si só já é um tempão... Jesus, dez anos de blog?) eu definitivamente não mantive ele ativo durante todo o período, mas sempre acabava voltando, seja por nostalgia ou por pura rebeldia com essa dinâmica chata que virou as redes sociais. Faz um ano que voltei oficialmente para a blogosfera e não penso em abandonar, apesar das obrigações diárias consumirem meu juízo, sinto que tirar um tempo para escrever e ler o que outras pessoas estão escrevendo tem um toque de magia que nem deveria ser magia, é o simples de estar no presente, sem um bombardeio de informações, propagandas e um esvaziamento do existir.
ResponderExcluirGarota do 330
Oie! Fico muito feliz de te ver por aqui, adoro seu blog! E sim, acho que ultimamente estou tentando até dar um tempo nas redes sociais devido o bombardeio de informações que nosso cérebro sobre o tempo todo. Eu sinto que a blogosfera, além de ser esse ambiente mágico que você comentou, é desconexo de toda essa bagunça. Espero te ver mais vezes por aqui, beijos!
Excluir